GUIA COMPLETO DO DESERTO DO ATACAMA!
- Três Viagens
- 5 de abr.
- 6 min de leitura
Atualizado: 12 de abr.
Viajamos para o Deserto do Atacama e voltamos impactados com as paisagens e experiências que tivemos por lá. O Atacama é um lugar com cenários impressionantes! Vimos montanhas, formações rochosas, vulcões, lagoas, salinas, gêiseres, além de um dos céus mais escuros e lindos de todo o planeta.
San Pedro de Atacama, o vilarejo base para quem visita o Deserto, também nos surpreendeu. As ruas de terra, as construções em adobe e o visual do vulcão Licancabur ao fundo tornam o lugar muito característico e especial.

Já deu para perceber que curtimos muito esse destino né? E para te ajudar, preparamos este Guia de Viagem para o Deserto do Atacama. Aqui você encontrará muitas informações, dicas e as nossas experiências para também aproveitar ao máximo a sua viagem.
Passeios no Deserto do Atacama
COMO É O DESERTO DO ATACAMA?
O Deserto do Atacama tem cerca de 105.000 km² e a parte mais turística fica localizada no Chile, no entanto, o seu território também percorre outros países como Argentina, Bolívia e Peru. É considerado o deserto mais seco e mais alto do mundo.

O Deserto do Atacama recebe, em média, menos de 5 mm de precipitação por ano e é o lugar que mais recebe radiação ultravioleta (UV) do Planeta Terra. Sem falar na amplitude térmica, que dependendo do mês, pode ultrapassar 30 graus em apenas vinte e quatro horas. Os dias costumam ter temperaturas bem elevadas com noites e manhãs geladas.
QUAIS DOCUMENTOS EU PRECISO PARA VIAJAR PARA O DESERTO DO ATACAMA?
Brasileiros que viajam para o Chile a turismo com permanência de até 90 dias não precisam de visto para entrar no país. Além disso, é possível apresentar apenas documento de identidade nacional - Registro Geral e não é necessário ter passaporte. É importante destacar que o RG deve estar em boas condições e a foto deve ser atual, permitindo a identificação clara do viajante. A validade do RG para viagens internacionais é de dez anos.
ATENÇÃO! Não é permitido entrar no Chile com a CNH. É preciso ter em mãos o RG ou passaporte para passar pelo controle de imigração.
A contratação de seguro-viagem não é obrigatória para entrada no Chile, mas alertamos que é extremamente recomendada. Nós sempre fazemos, mesmo em destinos onde não é obrigatório, já que imprevistos e perrengues podem acontecer em qualquer lugar. Com o seguro-viagem, em caso de acidentes ou problemas de saúde, por exemplo, é possível enfrentar essas situações com mais tranquilidade e menos prejuízo. Nós pagamos menos de R$ 140,00 por pessoa para 11 dias de viagem pelo Chile e Bolívia.
Faça uma cotação, compare preços e coberturas e ganhe desconto aplicando o CUPOM: TRESVIAGENS
O que é Declaração Jurada SAG e PDI?
A Declaração Jurada SAG deverá ser preenchida até 48 horas antes da viagem ou no momento de chegada no Chile. É importante preencher corretamente a Declaração do SAG para evitar problemas. Caso não declare e esteja entrando no Chile com algum produto de origem animal ou vegetal, poderá ser sujeito a uma multa.
Nós fizemos o preenchimento no Aeroporto de Santiago. Ao sair do avião já vimos diversos QR Codes para acessar a Declaración Jurada de Ingreso. O formulário é simples e tem perguntas como nome, país de procedência, aeroporto de acesso e a pergunta se está trazendo produtos de origem animal ou vegetal. Após finalizar o preenchimento, recebemos o documento por e-mail e salvamos nos arquivos para garantir.
Antes de passar pela imigração também vimos a possibilidade de preencher o formulário físico.
Na imigração, entregamos o nosso passaporte e o cartão de embarque, e o fiscal perguntou o endereço da nossa estadia no Chile. Após carimbar o nosso passaporte ele nos entregou a Tarjeta Única Migratória. Esse papel é conhecido como PDI, o documento que autoriza a permanência no Chile e deve ser devolvido no momento de saída do país.
COMO CHEGAR NO DESERTO DO ATACAMA?
A principal base para quem quer visitar o Deserto do Atacama é o vilarejo de San Pedro de Atacama que tem cerca de cinco mil habitantes e não conta com aeroporto próprio. O aeroporto mais próximo é o de Calama que fica a cerca de 100 km de distância.
Como não há voos diretos do Brasil para o aeroporto de Calama, a principal rota realizada por brasileiros que desejam visitar o Deserto do Atacama é voar até Santiago, capital Chilena, e depois seguir em mais um voo de cerca de duas horas até o aeroporto de Calama.
Atualmente, existem voos diretos para Santiago partindo de várias cidades brasileiras e as companhias que operam o trecho Santiago-Calama são Latam, Sky e JetSmart. É possível comprar as passagens com a Latam, com os dois trechos em um único bilhete ou também comprar os trechos separadamente.
ATENÇÃO! Caso opte por comprar os trechos separados, considere os horários e possíveis atrasos para não perder o segundo voo.
Como ir do Aeroporto de Calama até San Pedro de Atacama?
Transfer
A forma mais indicada e com melhor custo/benefício para ir do aeroporto até San Pedro de Atacama é de transfer. A viagem é confortável, você irá direto para o hotel e os preços costumam ser acessíveis.

O ideal é fazer a reserva com antecedência, para não correr o risco de ficar muito tempo no aeroporto esperando uma vaga. É possível, inclusive, fazer a reserva de ida e volta, assim o valor fica mais atrativo.
Nós fizemos a reserva com antecedência com a empresa Transfer Pampa e pagamos 26.000 CLP para ida e volta por pessoa.
Caso opte por contratar direto no aeroporto, logo após o portão de desembarque encontrará os guichês. O valor do trecho costuma ser de 15.000 pesos chilenos.
Ônibus
É possível ir de Calama até San Pedro de Atacama de ônibus, porém, é necessário se deslocar de táxi ou Uber até a rodoviária que fica a cerca de 7 km de distância do aeroporto. Algumas empresas que operam essa rota são Chilebus, Fontera del Norte e Atacama 2000.
Carro Alugado
Essa é uma boa alternativa para quem pretende fazer os passeios pelo Deserto do Atacama por conta própria. A estrada que liga Calama até San Pedro de Atacama é bem conservada e sinalizada. Existem diversas locadoras no aeroporto e uma boa alternativa para fazer a reserva do veículo é utilizar o comparador de locadoras a seguir, onde é possível parcelar o pagamento em até 12 vezes e pagar em reais, sem incidência de IOF.
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é aceita no Chile e permite que brasileiros aluguem e dirijam carros de passeio no país.
Táxi ou Uber
No aeroporto de Calama existe ponto de táxi, mas provavelmente você será abordado por um motorista assim que desembarcar. Essa é uma forma confortável para chegar até San Pedro de Atacama, mas o valor do trecho costuma ser de 60.000 pesos chilenos. Outra opção é fazer o trajeto de Uber e o valor varia de acordo com o horário e demanda.
OUTRAS FORMAS PARA CHEGAR NO DESERTO DO ATACAMA
Viagem de Ônibus para o Deserto do Atacama
É possível viajar de Santiago direto para San Pedro de Atacam de ônibus com a empresa Turbus e a viagem dura em torno de vinte e quatro horas. Os veículos e rodovias do Chile costumam ter infraestrutura de qualidade. Os ônibus realizam paradas rápidas durante o percurso e as empresas costumam fornecer pequenos lanches ao longo do dia.
Viagem de Carro para o Deserto Atacama
Também é possível viajar para o Deserto do Atacama de carro. Partindo de Santiago são cerca de 1.630 km.
Para quem deseja iniciar essa roadtrip do Brasil, o trajeto mais comum é cruzando a fronteira com a Argentina através de Foz do Iguaçu e a distância da cidade paranaense até o Atacama é de cerca de 2.000 km.
Ainda é possível combinar o Deserto do Atacama com outros países como Peru e Bolívia e realizar trajetos de avião, ônibus ou cruzando o Salar de Uyuni.
QUANDO VIAJAR PARA O DESERTO DO ATACAMA?
É possível visitar o Atacama em qualquer época do ano, mas o clima por lá varia de acordo com as estações. Outro fator para levar em consideração é o período de alta e baixa temporada. Dezembro, janeiro, fevereiro e julho são considerados períodos de alta temporada e os preços costumam ser mais elevados.

Verão
No verão os dias são bem quentes e a temperatura pode passar de 30 graus com sensação térmica bem elevada, mas é importante ressaltar que mesmo no verão, a temperatura costuma cair durante a noite e nos passeios de altitude também faz bastante frio.
No verão ocorre o Inverno Altiplânico no Deserto do Atacama, que é um fenômeno que pode trazer chuva para o deserto. Apesar de ser um fenômeno passageiro, alguns passeios nesse período podem ser cancelados em decorrência do clima.
Inverno
No inverno a temperatura costuma ser agradável durante o dia, porém no período da noite, início da manhã e nos passeios de altitude, costuma ser congelante, com temperaturas negativas. É nessa época que a Cordilheira dos Andes e vulcões ao redor de San Pedro de Atacama estarão com neve e alguns passeios podem ser cancelados em decorrência do clima e neve nas pistas.
Outono e Primavera
Os meses de outono e primavera são considerados ótimos para viajar para o Deserto do Atacama, pois além de temperaturas mais amenas, costuma ser mais vazio e mais barato.
Nós viajamos para o Deserto do Atacama no mês de março, no final do verão e início do outono. Os dias foram quentes com manhãs e noites geladas. A menor temperatura que enfrentamos durante a viagem foi de -6 graus no Geiser del Tatio.
Passeios no Deserto do Atacama
QUANTOS DIAS FICAR NO DESERTO DO ATACAMA?
Para conhecer o Deserto do Atacama sem pressa e fazer os principais passeios recomendamos entre 5 e 7 dias. Nós passamos seis dias inteiros em San Pedro do Atacama, fizemos os principais passeios e deixamos alguns períodos para turistar pelo vilarejo de San Pedro com calma.
Passeios no Deserto do Atacama
COMO SE LOCOMOVER EM SAN PEDRO DE ATACAMA?
Por ser um local pequeno, o vilarejo de San Pedro de Atacama pode ser conhecido a pé ou de bicicleta. Não há transporte público por lá e a quantidade de táxis disponíveis é pequena.
Como se locomover no Deserto do Atacama
Os táxis podem ser solicitados nos hotéis, restaurantes ou caso esteja na rua é possível identificar os carros, pois tem uma pintura específica.
No centro de San Pedro de Atacama é possível alugar bicicletas em lojas, agências de turismo e hospedagens.
Como nós ficamos hospedados na Rua Caracoles, onde se concentra grande parte do comércio de San Pedro, fizemos tudo caminhando.

Comments